Além de lagos e Alpes, a Suíça também possui belos castelos entre suas atrações turísticas mais visitadas, sendo eles muito bem preservados graças a longa história de neutralidade Suíça.
- (Para roteiros personalizados e guia na Suíça, entre em contato )
A maioria destas construções teve início durante a Idade Média e com certeza irá tornar sua viagem uma experiência única. Fizemos uma seleção dos 10 castelos mais bonitos a serem conhecidos por aqui:
Castelo de Chillon
Este sem dúvida é o castelo mais visitado da Suíça, com cenários que mais se parecem com um conto de fadas. Está localizado em uma ilha, no lago de Genebra, localização estratégica da época que permitia controlar a passagem de navegações entre o norte e o sul da Europa.
O Château de Chillon, como é conhecido em sua região, é resultado de vários séculos de construções, adaptações e restaurações. Este castelo, que já serviu como prisão, hoje está aberto a visitação.
O valor da entrada é de CHF 12.50 para adultos e CHF 6.00 para crianças de 6 a 15 anos.
Para mais informação: http://www.chillon.ch/
Castelo Tarasp
Está localizado no alto de uma colina com 100 metros de altura no leste da Suíça, entre as fronteiras da Áustria e Itália. Este castelo, que já pertenceu à Áustria no século 19, possui uma linda vista da cidade que fica ao pé da colina. É possível fazer passeios agendados e conhecer seus 1000 anos de história.
O valor da entrada é de CHF 20.00 para adultos e CHF 14.00 para crianças de 6 a 16 anos.
Para mais informação: http://www.schloss-tarasp.ch/
Castelo Oberhofen
Está localizado sobre as águas do lago de Thun, no cantão de Berna. Este castelo é charmoso e sua construção começou no século XIII e continuou por muitos anos. Hoje é um museu aberto ao público e os visitantes podem fazer uma visitação. Há um parque ao redor do castelo com 6 hectares de jardim que exibe uma grande variedade de elementos históricos. Desde 2014 funciona um restaurante no local com terraço e ótima vista para o lago.
Para mais informação: http://www.schlossoberhofen.ch
O valor da entrada é de CHF 10.00 para adultos e CHF 2.00 para crianças de 6 a 16 anos.
Castelo Castelgrande
Está localizado na cidade de Bellinzona, na suíça italiana. Escavações arqueológicas afirmam que o local foi habitado desde o período neolítico (5500 – 5000 AC). A construção como vemos hoje passou por várias etapas de ampliações e restaurações, sendo as torres negra e branca dos séculos XIII e XIV. O Castelgrande forma um trio, junto com outros dois castelos na localidade, Montebello e Sasso Corbaro. De fácil acesso e aberto ao público, o local também possui dois restaurantes e um pátio onde é possível fazer piquenique.
O valor da entrada é de CHF 5.00 para adultos.
Para mais informação: http://www2.bellinzonaturismo.ch/en/castles/castelgrande.aspx
Castelo Montebello
Situado nas colinas da cidade de Bellinzona, na suíça italiana, o castelo Montebello é o segundo dos três castelos da cidade que são considerados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Está 90 metros acima do Castelgrande, e em dias com boa visibilidade, é possível avistar o lago Maggiori no horizonte. Construído no século 14, foi ampliado no século 15 e renovado para o seu estado atual no início do século XX. Hoje, o castelo Montebello é um Museu Cívico, que inclui artefatos arqueológicos com peças das necrópoles pré-históricas do Ticino. Passarelas conservadas entre as muralhas do castelo permitem desfrutar da vista panorâmica da cidade.
O valor da entrada é de CHF 5.00 para adultos.
Para mais informação: http://www2.bellinzonaturismo.ch/en/castles/montebello.aspx
Castelo Aigle
Este castelo foi construído pelos Cavaleiros de Aigle no século XII, no coração dos famosos vinhedos entre os Alpes e o lago Léman. Posteriormente, no século XIII foram adicionadas fortificações e em 1970 foi restaurado e abriu ao público como museu.
O valor da entrada é de CHF 11.00 para adultos e CHF 5.00 para crianças de 6 a 16 anos.
Para mais informação: http://www.aigle-tourisme.ch/en/castle
Castelo de Rapperswill
Este castelo do século 12 é cercado pelo lago de Zurique e desempenhou um papel importante no controle da passagem de navios. Em 1879, um polonês chamado Conde Wladyslaw Broel-Plater alugou o castelo, restaurou e abriu como museu nacional polonês. Suas torres podem ser vistas de longe, já que o castelo está situado no topo da colina rochosa na orla do lago. É possível subir vários andares torre acima e observar os interiores dos quartos desta época medieval e apreciar a linda vista da janela.
O valor da entrada é de CHF 6.00 para adultos.
Para mais informação: http://www.muzeum-polskie.org/
Castelo Tourbillon
Com vista para a cidade de Sion, as ruínas do castelo Tourbillon ficam de frente para a Basílica de Valère, localizada na colina oposta. Situado no cantão de Valais, na suíça francesa, o Château de Tourbillon, como é conhecido na região foi construído no século XIII. Em 1788 o castelo sofreu com um incêndio mas uma capela do século XV, ornamentada com afrescos foi preservada. O local, que já serviu como residência para o Bispo de Sion, tem grande importância nacional.
A subida até o castelo é íngreme, mas a vista compensa o esforço.
E entrada é gratuita.
Para mais informação: http://siontourisme.ch/index.php/de/kultur/die-4-schloesser-von-sion
Castelo Vufflens
O Château de Vufflens, do século 15 está localizado na suíça francesa e é considerado um dos melhores exemplos das fortalezas de Vaud construídos na Idade Média. Está situado em uma colina acima do lago de Genebra. Embora seja propriedade privada e não seja permitida a visitação em seu interior, é possível conhecer ao seu redor e curtir a paisagem do local. As vinhas próximas ao lago de Genebra também oferecem ótimas paisagens do castelo.
Castelo Spiez
Spiez é um dos castelos mais antigos da Suíça, construído em 933. Está localizado em uma península no lago de Thun e é rodeado por vinhedos e montanhas, proporcionando lindas paisagens. Foi ampliado e renovado diversas vezes e sua construção apresenta diversos estilos arquitetônicos. É possível fazer uma visitação aos seus decorados jardins e fontes e também ao museu do castelo, que contém afrescos originais da época.
O valor da entrada é de CHF 10.00 para adultos e CHF 2.00 para crianças de 6 a 16 anos.
Para mais informação: https://www.schloss-spiez.ch/aktuell/
Para mais castelos e palácios, veja aqui: http://www.myswitzerland.com/en-ch/castles-palaces.html