Zurique é a maior cidade da Suíça, com 400 mil habitantes, e também um dos maiores centros financeiros do mundo. Esta linda cidade está localizada no centro-norte da Suíça, na extremidade norte do lago de Zurique com uma bela vista para os Alpes.
- (Para roteiros personalizados e guia na Suíça, entre em contato )
Zurique é a cidade mais rica da Europa e já foi considerada a melhor qualidade de vida no mundo em diversas pesquisas, como por exemplo a da renomada consultoria americana de Recursos Humanos Mercer. A cidade é limpa e incrivelmente organizada, onde pedestres, ciclistas, motoristas e bondes transitam harmoniosamente juntos.
Esta cidade no coração da Europa, cuja a língua oficial é o alemão (Suíço), atrai visitantes de todo o mundo com sua vasta variedade de atividades.
Conheça todos os nossos serviços: clique aqui – serviços
Zurique possui um lago e dois rios – o rio Limmat e o rio Sihl – que datam do último período glacial. 70% da água potável de Zurique vem do lago, e de acordo com análises regulares, é de excelente qualidade.
Veja aqui a seleção das experiências mais incríveis da Suíça: clique em cima
Transitar pela cidade é muito fácil, além de ser muito prazeroso! A rota turística pode ser totalmente explorada a pé, mas quando a distância for um pouco maior basta pegar um dos eficientes trams/bondes.
Para quem curte pedalar, há ainda a opção de percorrer a cidade em bike: é possível alugar uma em vários alguns pontos da cidade, em alguns deles até gratuitamente!
A estação central de trem (chamada Hauptbahnhof ou abreviado HB), em estilo neo-renascentista, é de 1847 e é a maior estação da Suíça. A entrada principal, com arcos de arenito é também saída para a famosa Bahnhofstrasse, rua onde estão as principais e mais movimentadas lojas da cidade.
A partir da Zurique HB, há trens a cada 30min para todas as principais cidades suíças como Zug, Lucerna, Basel, Berna e Genebra. E também trens de alta velocidade como o ICE que vai para a Alemanha, o TGV que vai para a França e o Pendolino que vai para a Itália.
Foto: Casa de Ópera de Zurique (Opernhaus Zürich, em alemão)
Quem está acostumado com a rotina incessante das grandes metrópoles, como São Paulo, deve ficar atento pois o comércio em Zurique (e na Suíça em geral) está aberto de segunda a sábado, geralmente das 8h às 19h. Isso significa que as lojas estão sempre fechadas aos domingos, incluindo todos os supermercados e farmácias. Exceções são encontradas apenas no aeroporto e nas seguintes estações de trem: Hauptbahnhof, Enge e Stadelhofen.
Zurique é viva dia e noite. Durante o dia, a variedade de lazer é infinita: mais de 50 museus, 100 galerias de artes, gastronomia, igrejas, passeios de barco, ou simplesmente um passeio a pé pela orla do lago.
Nossas atrações favoritas são:
Localizado ao lado da estação de trem Zurique HB, este castelo com mais de 100 anos abriga o Museu Nacional Suíço. Aqui aprendemos sobre a história cultural da Suíça, desde a pré-história, Idade Média e até os dias de hoje.
Niederdorf
A cidade antiga, também conhecida como Niederdorf ou Altstadt reúne construções medievais centenárias, com janelas coloridas, becos e ruelas estreitos de paralelepípedos, tudo muito bem preservado e bem distribuído entre lojas, cafés e galerias da cidade.
A principal igreja de Zurique e também cartão postal da cidade, é a Grossmünster, que significa igreja grande. Tão grande que é possível subir seus 187 degraus e apreciar a cidade de cima.
Fraumünster e St. Peter Church
Ao lado oposto ao Rio Limmat está a igreja Fraumünster, que foi construída em 1250 e é famosa por sua torre azul com o relógio. Nela, é possível entrar gratuitamente e apreciar os belos vitrais em seu interior.
Também próximo à Fraumüster está St. Peter Church , igreja mais antiga da cidade, que possui o maior relógio da Europa em sua torre, com mais de 8 metros de diâmetro.
Outro destaque de Zurique é a ETH, a Universidade de Zurique construída entre 1858 e 1864 e famosa por formar ganhadores do prêmio Nobel. Um de seus alunos mais famosos foi o cientista alemão Albert Einstein que também foi professor da Universidade.
A vista é linda a partir do prédio da ETH. Para chegar lá basta pegar o bondinho ETH Polybahn que sai da Praça Central (Central 1, 8001 Zürich)
Lindenhof
Conheça também o Lindenhof, um parque a 25 metros acima do rio Limmat, com vista panorâmica da cidade. O local tem um passado incrível, após abrigar um povoado celta virou um forte romano no século IV, para proteger a cidade de ataques. As ruínas do forte ainda podem ser vistas, bem como uma lápide romana que possui a inscrição da mais antiga referência conhecida da cidade de Zurique. No ano de 835 d.C., o neto do imperador romano, Carlos Magno, construiu seu palácio no local e, desde então, a área ficou conhecida como um local de reflexão e paz.
E não deixe de reparar nas diversas fontes públicas de água potável espalhadas pela cidade. São mais de mil fontes que funcionam 24 horas por dia.
A sede da Fifa fica em Zurique e você pode caminhar por ali e tirar fotos na parte externa.
E para mais dicas sobre a cidade, visite o site oficial de Turismo de Zurique.
Leia nossos últimos artigos sobre hospedagem na Suíça:
Onde se hospedar em Grindelwald